Notícias

  • Mar

    19

    2020

Sebrae identifica os setores mais impactados pela pandemia do Coronavírus

Um mapeamento do Sebrae identificou que a construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19, no Brasil. Além desses, outros dez segmentos estão sendo fortemente afetados pela crise, totalizando 12,3 milhões de negócios, os quais respondem por mais de 21,5 milhões de empregos.

Sobre como lidar com a pandemia, o Sebrae construiu um conjunto de propostas, entregue ao Ministério da Economia, sugerindo ações em quatro frentes: redução de custos, com políticas públicas para redução de alugueis, folhas de pagamento, encargos trabalhistas, empréstimos bancários, entre outros; viabilização de fluxo de caixa, com linhas para alongamento de prazo com fornecedores e empréstimos bancários; manutenção de empregos, com ampliação e simplificação do uso de banco de horas, férias coletivas, redução ou escalonamento de trabalho, home office e suspensão de contrato de trabalho com direito a seguro desemprego; e orientação, com apoio ampliado, especializado e gratuito para empresários de micro e pequenas empresas.

“Precisamos agora cuidar da sobrevivência da micro e pequena empresa. É ela que segura o emprego e que tem maior capacidade de se adaptar e se reinventar para enfrentar esta crise. Por isso, o Sebrae está retomando a campanha ‘Compre do Pequeno Negócio’, pois a preservação deles está diretamente ligada à manutenção dos empregos no país”, revelou Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Logotipo Equifax
Área do associado