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  • Ago

    28

    2020

Como criar uma lista de e-mails?

Criar uma lista de e-mails, hoje em dia, é essencial para que a equipe de Marketing possa ter contato com clientes em potencial, enviando ações específicas para cada grupo de usuários. No entanto, não é todo empreendedor que sabe fazer isso de forma eficiente, o que pode mais atrapalhar do que ajudar na hora de vender. Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como criar uma lista de e-mails do zero e ter mais sucesso de conversão.

01- Preparação para gerar leads

Antes de sair criando uma lista de e-mail, é importante saber qual o objetivo dessa estratégia, para que haja alinhamento e alcance de expectativas e resultados. Nesta etapa, é necessário entender que gerar leads é um processo de longo prazo, já que quanto maior a complexidade de uma compra, mais tempo será preciso para educar o lead a decidir pela aquisição do produto ou serviço. Assim, tendo o objetivo determinado, a educação do lead é o caminho, o que pode ser feito com a criação de personas que vão idealizar tipos específicos de consumidores.

02- Configurações iniciais

Sabendo qual é o objeto da lista de e-mails e tendo pensado no processo de educação do usuário, é hora de chamar a atenção do lead e obter o interesse dele de fazer parte da sua lista. Uma forma de fazer isso é disponibilizar conteúdo gratuito, como ebooks, webinars e minicursos. Outra opção é ofertar ferramentas que possam ser úteis no dia a dia do usuário, como planilhas e templates que podem ser editados conforme a necessidade de cada um.

03- Criação de Landing Page

A criação de Landing Page, quando o objetivo é criar uma lista de e-mail, é fundamental, já que essa pode ser não só a plataforma para ofertar conteúdo gratuito como também o espaço que possibilitará que o lead seja educado e convertido para a compra. Isso pode ser feito por meio de um blog, por exemplo, com práticas de SEO que farão com que o empreendimento seja encontrado mais fácil em sites de busca.

04- Avaliação de resultados

Após essas etapas, alguns e-mails já devem estar prontos para fazer parte da lista. No entanto, de nada adianta ter uma lista como essa se os resultados de conversão não forem analisados. A partir disso, diante de um desempenho não tão bom quanto o esperado, é possível formular estratégias de reformulação da lista e, também, nutrir os leads, para avançar no processo de vendas e alcançar o objetivo desejado.

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