Notícias

  • Jul

    07

    2020

Busca de crédito durante a pandemia

Nestes quatro meses de pandemia, os desdobramentos da crise continuam afetando as pessoas e, principalmente, os negócios. Em levantamento feito pelo Sebrae, o número de pequenas empresas que buscou crédito aumentou 9 pontos percentuais (de 30% para 39%), ou seja, 6,7 milhões de pequenos negócios buscaram por crédito durante a crise.

Em contrapartida, a mesma pesquisa também mostrou que a quantidade de empreendimentos que, de fato, conseguiram o crédito foi de apenas 1 milhão, cerca de 16%. Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, “nos países desenvolvidos, existem políticas de créditos a juros zero porque os pequenos negócios são essenciais para o funcionamento do sistema econômico. No Brasil, o crédito continua caro e burocrático. Em cada sete pequenos negócios que buscam empréstimo em banco só um consegue. Eles são 99% das empresas e respondem por a maior parte dos empregos. Em tempos de pandemia, a prioridade deveria ser manter as empresas vivas. Se não socorrermos as empresas que precisam de crédito, não vai haver empresa para voltar a produzir e não sairemos dessa crise tão cedo”.

De acordo com os entrevistados, o CPF com restrições foi a principal razão apontada por bancos para a negativa do crédito. Além disso, outras razões levantadas foram a negativação no CADIN/Serasa e falta de garantias ou avalistas. Foram ouvidos, no total, 7.703 donos de pequenos negócios de todos os estados do país.

Logotipo Equifax
Área do associado