Notícias

  • Ago

    21

    2020

Auditoria de conteúdo

Hoje em dia, apenas criar conteúdo para as redes sociais não é suficiente para garantir bons resultados para o negócio. Por isso, ter uma auditoria de conteúdo é essencial, já que é uma análise que tem o objetivo de verificar se o conteúdo está de acordo com a atual estratégia da empresa e as práticas mais recentes de SEO. Além disso, a auditoria de conteúdo também é extremamente importante para melhorar o desempenho em termos de tráfego, engajamento e conversão. Veja, então, como ter uma boa auditoria de conteúdo e alavancar resultados:

01- Determine os objetivos

Com um espaço cheio de informações, como é a internet, o mais importante é ter a informação certa, aquela que realmente irá atrair o cliente ideal para o negócio. Com isso, antes de aplicar uma auditoria de conteúdo, é essencial saber quais são os objetivos que a companhia quer atingir. Normalmente, as empresas buscam aumentar tráfego orgânico, melhorar o número de acessos ao site, fortalecer geração de leads, reduzir taxa de rejeição e elevar taxas de conversão.

02- Faça um inventário do conteúdo

Para ter uma análise de conteúdo, é necessário, antes, reunir todo o conteúdo do site em um único arquivo visualizável e editável, como uma planilha ou ferramenta específica para isso. Visto que o objetivo de uma auditoria é fazer uma varredura no que está sendo compartilhado com o público-alvo, ter esse inventário facilitará a etapa de análise.

03- Colete e analise dados

Com todo o conteúdo em mão, o próximo passo é avaliar o desempenho dos conteúdos do site, coletando dados de relatórios gerados por ferramentas de Marketing Digital, como o Google Analytics. Alguns dados importantes são o tráfego, categorizado em desktop e mobile, o tempo de permanência na página e a taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas estão executando os CTAs (call-to-actions) nos posts.

04- Providencie as ações necessárias

Depois que a análise de conteúdo é feita e o resultado é gerado pelo auditor, ou seja, o responsável pela auditoria, é preciso agir diante das ações que forem indicadas. Algo comum de acontecer, por exemplo, é algumas páginas do site da empresa não ser tão eficiente quanto outras, o que faz o empreendedor pensar no que fazer com elas. Nesse caso, a auditoria pode recomendar a atualização da página, inclusão de novos materiais ou, até mesmo, a exclusão dela.

Logotipo Equifax
Área do associado